Translate

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

With or Without you - U2


Os táxis andam rápido pelas ruas. Semáforos apitam, no estrondoso movimento da massa populacional. Estrelas faíscam lá no céu, ignoradas pela grande rapidez dos dias. Eu continuo em frente, com ou sem você. As garrafas de cerveja estão empilhadas nas ruas cobertas de podridão. Nós nos perguntamos o que fazer com o tempo extra de sofrimento. Não há muita coisa a se fazer, na verdade. Apenas continuamos em frente, por que é assim que eles dizem que devemos fazer. Você não pode voltar atrás depois de já ter seguido por uma certa trilha. O caminho se desfaz e a volta é impossível. Mas está tudo bem, eu posso viver com ou sem você. Não estou sozinha, não como deveria estar. A água profunda dos dias foi domada. Estou boiando na superfície. Posso respirar agora. Você não vê? É extremamente mais fácil boiar na superfície. Finalmente compreendo todas as grandes babaquices cometidas por pessoas vazias. A covardia está estampada em cada rosto bonito. Boiamos juntos na superfície. Aprendemos a boiar depois de nos afogarmos na profundidade das águas turvas dos dias. É nosso mecanismo de defesa mais poderoso. Nossa forma de virar as costas para o mundo que nos engoliu. Sinto a profundidade lá embaixo. Observo de longe pessoas mergulhando juntas. Agora posso até sentir certa admiração pelo amor alheio. Mas prefiro boiar, por que não sei nadar. Não sei se algum dia vou aprender a nadar o suficiente para sobreviver a isso. Sei que aprendi a boiar, na imensa solidão da minha covardia. Eles mergulham de mãos dadas. Nos observam com compaixão, dispersos acima do planeta cheio de alegria e equilíbrio. Eu observei demais quando estava lá embaixo. Eu coloquei minha cabeça para fora da água milhões de vezes, desejando estar na superfície. Não pensei que se realizaria tão cedo. Existe uma certa compaixão entre as pessoas vazias. Estamos todos fadados ao mesmo destino incerto da correnteza. Nos deixamos levar sem nunca entrarmos um centímetro sequer. Está tudo bem. Posso viver com ou sem você. Estou na jogada. Estou de volta. Mal posso esperar para boiar em outros lados. Apenas seguimos em frente, por que é isso que nos ensinam a fazer. Você precisa continuar e você aprende a lidar com isso. A superfície é um lugar maravilhoso, não quero mergulhar nunca mais. Escrevo esse texto debaixo d'água, por que a superfície não me permite pensar sobre essas coisas. Minha cota de ar está acabando. Vejo sombras se aproximando para me ajudar. Não posso mais ficar aqui. Saiba apenas que não importa a imensidão da coragem, nunca será o suficiente para aprendermos a respirar sozinhos. A superfície me espera. Preciso ir. A notícia boa é que posso respirar com ou sem você.


3 comentários:

  1. " Finalmente compreendo todas as grandes babaquices cometidas por pessoas vazias " <3

    ResponderExcluir
  2. não vejo mais nada, tudo ao meu redor entra em colapso e eu continuo sem direção pensando no que mais vai acontecer, se tudo que eu fiz até agora e inútil ou se tudo daqui pa frente não tera importância não creio que seja pa isso , não sei que esse seja o destino , a cada ano eu começo vasculhar a floresta que se transforma e uma prisão domiciliar e eu me pergunto sera mesmo minha casa ou se terá vantagem em continuar nesse lugar , meus olhos continua seco e mal consigo falar de tanto grita em busca de uma porta para sair desse lugar e ainda me pergunto quem me trouxe aqui se esse e o proposito por que não pediu pa eu vim, não sabe que a força apenas vou quere fugir sendo que eu ainda penso que esse lugar não foi feito pa min.

    ResponderExcluir